quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CARÊNCIA AFETIVA,INIMIGA NUMERO 1 DO AMOR!

Quem não conhece a expressão de que não devemos ir ao supermercado fazer compras quando estamos com fome, pois assim compraremos muito mais de que realmente necessitamos?







Com o amor acontece algo similar. Quando nos sentimos carentes é comum embarcarmos em relacionamentos confusos, pois buscaremos no outro o amor que não conseguimos armazenar em nós mesmos.






Algumas mulheres ao se sentirem carentes, doam intensamente seu amor ao companheiro, oferecendo toda espécie de carinho, afeto, agrado, abrindo mão de sua própria vida em função do outro. O companheiro vem em primeiro lugar, muitas vezes acabam abrindo mão de seus amigos, trabalho, família, filhos, simplesmente para satisfazê-lo. Mulheres carentes fazem de tudo em prol do companheiro, vendem sua própria alma, ou melhor seu coração, se for preciso. Se esquecem que são tão merecedoras de amor quanto eles.






Como os homens se comportam frente as mulheres carentes? No início alguns podem até gostar, já que recebem tudo de suas amadas, carinho, amor e dedicação total. Com o tempo acabam se cansando desta situação, perdem interesse por suas companheiras, desqualificando-as e desmerecendo-as.






Essas mulheres, possuem uma lógica distorcida do amor, pensam que quanto mais se doarem ao seu amado, mais ele as amará.






Quando a mulher se esquece de si, ela abre portas para ser rejeitada, para ser menosprezada e para não ser valorizada pelo companheiro.






As mulheres carentes, muitas vezes não conseguem se satisfazer com o que recebem. Sugam a energia dos que estão a sua volta exigindo atenção constate, querendo agradar, querendo ser uma boa dona de casa, esposa e amante. Por medo de serem abandonadas, fazem de tudo para ter seu companheiro por perto, como afirma o ditado: ruim com ele pior sem ele. A baixa auto-estima sempre vem acompanhada nesses casos, pois não gostando de si, atraem pessoas que também não a valorizam.






Quando a mulher é independente, inteira e autônoma ela é mais seletiva em suas escolhas afetivas, tem a capacidade de optar por relacionamentos que irão lhe oferecer trocas mais maduras e criativas. Escolhem companheiros mais maduros psicologicamente, dispostos a dar e receber e a manter um relacionamento onde os dois ganhem.






Voltando ao exemplo do início: quando se está com muita fome até o pão de ontem se aceita. Com carência é igual, pois qualquer coisa é melhor do que nada.






Como não cair nessas armadilhas então? Primeiramente a mulher deve priorizar sua vida, saber dar a devida importância a seus valores, idéias e crenças pessoais. Deve estimular o contato com suas amizades, estar aberta a novas amizades ou experiências de vida, dedicar-se a um trabalho produtivo que goste e no qual sinta-se realizada, ter vários prazeres em sua vida e principalmente não limitar o seu existir, o seu propósito de viver em função de uma relação.
 
CARÊNCIA AFETIVA VS. CARÊNCIA SEXUAL :
 
Em um trecho da música “Não há estrelas no céu” do celebre cantor português Rui Veloso, ele afirma “Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho”. Será isso verdade? Eu não sei quanto a vocês, mas decidi formar ideias sobre isso. Não sei se é unanime, mas qual de nós já esteve rodeado de muitas pessoas e continuou se sentindo sozinho, ou quantos já saíram por aí sem freios para ter relações sexuais, e no final sentiu aquele vazio que acreditou que fosse desaparecer?







É! Realmente isso acontece com mais frequência do que possamos imaginar, talvez porque na nossa maioria desconhecemos o verdadeiro significado da palavra carência, visto que esta se apresenta de tantas formas (carência econômica, legal etc.), portanto vamos nos ater ao conceito que nos interessa a concepção de carência no âmbito da psicologia, buscando paralelamente o significado das palavras “afetiva” e “sexual”.






O termo “carência” vem do latim vulgar carentia. Significa “falta de algo necessário”, “privação”, “necessidade”.


Com relação à origem da palavra “afetiva”, sabe-se que parte do latim affectivu, relativo a afeto (do latim affectus), que tem como acepção “afeição por alguém”, “inclinação”, “simpatia”, “amizade”, é um estado emocional ligado à realização de um impulso que, reprimido, pode transformar-se em angústia.


Caminhemos agora para o conceito do vocábulo “sexual”, que nada mais é do que um adjetivo pertencente à palavra sexo. Etimologicamente deriva do latim sexu e pode apresentar diversos significados, desde diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea – conjunto de indivíduos que têm o mesmo sexo – relação sexual (coito, cópula). Este último significado é o que nos desperta a curiosidade. Que tal uma pequena junção de palavras e acepções?






A carência afetiva pode ser interpretada como uma necessidade afetiva ou de afeição, aquela pessoa que busca ou procura o afeto, a simpatia, a amizade, por isso pode resultar na necessidade de um relacionamento com outrem, mas não significa obrigatoriamente um relacionamento sexual. Por outro lado a carência sexual é a necessidade da realização do coito, ou se preferirem da cópula carnal, da união sexual.






E agora pergunto: qual das duas carências é mais fácil de ser suprida? A afetiva é intrínseca ao ser humano seja pela solidão circunstancial, seja pela sentida na infância, e por isso é muito mais difícil e por vezes quase impossível de ser suprida, daí aquela frivolidade após coito, ou sensação de solidão em meio à multidão. A carência sexual é bem mais simples e acessível, e logicamente mais fácil de ser preenchida, atualmente até sem sair de casa pode ser resolvida.






Em vista dos conceitos acima, é possível pôr fim a distorção do significado das palavras que nos têm atordoado durante muito tempo. Assim sendo, agora que você se encontra um pouco mais munido/a do que no início do texto, espero que consiga distinguir com clareza qual carência que o/a assombra (ou não), pense de forma racional antes de sair por aí de maneira imoderada, a procura de alguém ou algo para acabar com a sua carentia. Imagine se a sua carência não for de caráter affectivu? Sair para encher a cara em bar, ou ir para boate a procura de “alguém” só vai aumentar mais ainda a sua carentia caso esta seja de caráter financeiro e você não quer isso, pois não? Então reflita, reflita e reflita. Tentarei fazer o mesmo sempre que me sentir carente.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EQUIPE DE BOMBEIROS ANGRENSES EMBARCAM PARA O HAITI!

   Essa equipe corajosa de Angra,que atuaram nos acidentes ocorridos pleno ano novo,trabalharam duro também no Haiti, no resgate ás vitimas do terremoto. Para o orgulho do nosso povo angrense é muito bom que ainda existem super-herois, e que assim como Zilda Arns e outras personalidades generosas e que fazem um grande trabalho para o bem da humanidade,são consideraveis anjos enviados por Deus!
 

   Parabéns a esta equipe maravilhosa! Por mais que não encontramos motivos para comemorar nesta época cheia de desastres, mas ainda ha uma esperãnça viva no coração de cada um de nós,por tanto,vamos abrir nossos olhos ao que vemos de bom! Vamos nos lembrar que no meio de tantas trajedias houve tempos de emocionantes!

NOSSO ADEUS A UM ANJO DE BONDADE! (ZILDA ARNS)



  Nossos profundos pêsames ao mundo pela perda da  fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança , Dona Zilda Arns,que foi uma das vítimas do terremoto no Haiti,ela foi e continuará sendo um exemplo nacional de coragem e generosidade para o povo brasileiro!
  Zilda teria ido ao Haiti com a intenção de ficar do dia 10 a 15 deste mês para participar de uma conferência com bispos daquele país.
  O corpo de Zilda Arns,chegou nesta sexta feira,15,ao palácio de Aucárias sede do governo do Paraná,onde será velado.Uma missa apenas para familiares será realizado antes da serimônia.
  
  Nossos Pêsames a ela!E que Deus esteja com este anjo saudoso e cheio e bondade no mundo espiritual!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MALHANDO PRA CACHORRO!


    Minha vida agora vai ser bem diferente de todos os anos anteriores! Decidi começar a malhar muito,pela 1ª vez  criei coragem para enfrentar a vergonha da forma esquelética que sempre tive,nunca me conformei de ser o único magrelinho dos amigos de 18 a 30 anos, este ano vou completar 21 anos, e até esse dia chegar,quero estar em forma, não exageradamente, mas com um corpo bonito e saudavel.
 
    Já estou me exercitanto muuuitooo!!! Para perder a barriguinha e ganhar um abdomem saradinho é preciso muito abdominal e natação.Por este motivo estou fazendo tudo isso por conta própria, e de pensar que eu semre critiquei esses caras fortões que e importam de mais com a aparência física, mas nunca olhei dentro de  mim,sempre precisei de ajuda e nunca corri atrás, oportunidades não faltaram e confesso que varios amigos ja me incentivaram a entrar na academia com eles,mas dessa vez estou encarando essa missão sozinho.

  Não vou mais precisar esconder meu corpo de baixo de uma roupa calorenta neste verão,é muio bom andar sem camisa com uma enorme satisfação... VIDA NOVA!

domingo, 10 de janeiro de 2010

MINHA OPINIAO SOBRE TUDO!




  Primeiramente um feliz ano novo pra tds v6! E acredito que a melhor coisa e deixarmos de lado toda essa tristeza, pois afinal de contas ninguem esperava tantas trajedias no ano novo,porem, pense bem se Deus gostaria de nos ver sofrer? Isso seria impossivel,vamos lavar a alma, ainda esta em tempo! Temporal nenhum vai mudar o destino do ser humano! Acredite em si mesmo! E seja feliz!!!

ANGRA EM CHOQUE!




Nao teve Heweillon pra ninguem depois de tanta trajedia, na noite de 31 de Dezembro de 2009,enquanto eu trabalhava no Hotel Angra Inn, mas precisamente no "restaurante Old Capitain" com tanta chuva e ventania eu e toda a nossa equipe de trabalho nunca imaginavamos que iria acabar assim, so começamos a ter a noçao do susto quando nossa amiga lavadeira (Cilda)chegou chorando desesperada bem na hora em que estavamos brindando com champagne, sorridentes e ate mesmo zuando, falando besteiras, para nos tudo era festa, quando Cilda nos disse que a lavanderia estava inundada,e que ela quase morreu ao bater de frente com um fio se despencando do alto no meio da inchente,e eu que estava dentro do restaurante, nem imaginava que ao redor e no interior do hotel a coisa estava tao sombria!


Foi nessa hora que eu comecei a me preocupar com minha familia, ja havia ate perdido o espirito de ano novo e de trabalho tambem,a luz havia acabado assim que um poste estourou no morro, mesmo assim preocupados, levamos fe em Deus e continuamos com nossas atividades normais, sobimos para o apartamento guiados com uma vela na madrugada fria.


Na manha seguinte voltamos ao trabalho quando vimos o nosso gerente olhando em direçao a Ilha Grande para a cratera causada acima da pousada Sankay,ele nos disse que sem duvida nao havia sobrado ninguem, para nossa tristeza ainda maior naquela manha ficamos sabendo que a cidade estava interditada e que Angra praticamente havia parado! Uma das cozinheiras foi embora nadando no meio da inchente desesperada preocupadissima com seus filhos, e logo ela que mora proximo ao morro da carioca,mas graças a Deus nao houve nada grave! Mas com Minha amiga garçonete Katia sim, a coisa ficou preta, ela perdeu metade de sua casa e muitas coisas de valor,ela teve que se mudar para um abrigo com sua mae,e seus filhos foram morar com o pai.

Outra funcionaria do hotel,a auxiliar de serviços gerais, Aparecida, moiradora do Bracui,havia perdido todos os moveis, nao sobrou nada dentro de casa, ou seja, ficou so a casa!

Pelo menos, graças ao nosso pai todo poderoso Deus, minha familia esta san e salva, e minha casa tambem! No Frade nao houve muitos acontecimentos graças a Deus, mas assim mesmo teve gente que perdeu suas coisas. Ainda nao me conformei com todos estes fatos ocorridos mas quero aproveitar para mandar meu voto de fe e forças a minha amiga Diana Oliveira,que mora proxima ao morro da carioca e sua familia ficou de perder suas casas a serem demolidas!

Diana : Força esperança e confiança! Que Deus proteja vc e sua familia daqui pra frente! Seja forte vai dar tudo certo!